Enel Rio amplia investimentos, reduz interrupções e reforça equipe no primeiro semestre de 2025

Published on quarta-feira, 20 agosto 2025

Distribuidora investe R$ 654,8 milhões no período, reduz DEC em mais de 20% e aumenta número de colaboradores próprios

Rio de Janeiro, XX de julho de 2025 – A Enel Distribuição Rio encerrou o primeiro semestre de 2025 com avanços relevantes nos investimentos, na qualidade do fornecimento de energia e no reforço de sua força de trabalho. A empresa investiu R$ 654,8 milhões no período, um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo intervalo de 2024.

Grande parte dos recursos foi destinada à manutenção preventiva, ampliação de novas conexões e modernização da infraestrutura elétrica nos 66 municípios fluminenses atendidos pela distribuidora, que representam cerca de 75% do território do estado.

Esses investimentos resultaram em uma expressiva melhora na qualidade do serviço. O DEC (duração média das interrupções por consumidor) caiu 20,2%, passando de 9,83 horas para 7,84 horas nos 12 meses encerrados em junho de 2025 – índice abaixo do limite regulatório da ANEEL, de 8,85 horas.

No mesmo período, a Enel Rio também reforçou sua equipe, com a contratação de 449 novos colaboradores próprios, o que representa um aumento de 26,4%, totalizando uma força de trabalho de 2.150 colaboradores próprios A medida reforça o compromisso da companhia com o aprimoramento da capacidade de resposta operacional e a elevação do padrão de atendimento aos seus clientes.

No combate a perdas, a Enel Rio intensificou ações de inspeção, recuperação de instalações e regularização de ligações clandestinas. Como resultado, foram recuperados 72 GWh no segundo trimestre de 2025. As perdas não técnicas de energia ficaram em 16,65%. Desse montante, 57,1% correspondem as perdas com furto de energia nas áreas de risco.

Mesmo diante de desafios como o aumento dos custos de energia, a receita líquida da companhia cresceu 12,0% no primeiro semestre, totalizando R$ 4,57 bilhões. O EBITDA do período foi de R$ 812,9 milhões, crescimento de 1,9%.

A Enel Rio reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à população fluminense, com foco em tecnologia, manutenção e equipes técnicas, mesmo diante de um cenário de pressão sobre margens operacionais e mudanças no mercado de energia.

 

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